domingo, 23 de janeiro de 2011

SAIBA SE VALORIZAR

Se você é um profissional autônomo ou se é assalariado, precisa saber se valorizar.

Muitas empresas investem em maquinário (o que é importante), mas esquecem do funcionário. A empresa pode ter computadores de 10mil reais, mas sem funcionários para operá-las, eles não valem 1 centavo.

Então, para você calcular o quanto vale seu trabalho, você precisa fazer algumas contas básicas:

1- Quanto mais experiência você possui, mais rápido você faz um trabalho de qualidade e, desta forma, mais vale seu trabalho.

2- Ponha na ponta do lápis todos os gastos que você tem. Não são apenas sua alimentação e transporte diários. É o valor de seu aluguel (se você tiver), os cursos que você quer (e precisa) fazer, água, luz, o computador que você precisa comprar (em caso de trabalho freela, isto é essencial), seu vestuário, etc. (Veja como fazer estes cálculos na tabela que postei mais abaixo. Foi desenvolvida para profissionais freelancer, mas pode ser adaptada para um profissional assalariado, tirando-se alguns itens).

3- Seja esforçado, mas acima de tudo seja inteligente. Se uma empresa não paga o valor que te satisfaça, procure outra. (obs: mas antes de pedir demissão, tenha outro emprego já acertado).

4- Saiba negociar todos os detalhes de seu trabalho antes de começar a fazê-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário