segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

HORA EXTRA - O MELHOR (OU O PIOR) DOS DOIS MUNDOS - PARTE 3

Já discutimos nos tópicos anteriores sobre quem ganha com Hora-Extra, nas agências (ou nos estúdios de design e 3d) hoje em dia.

Mas vamos analisar isto um pouco mais a fundo.

Embora a hora-extra seja hoje em dia uma solução para cumprir prazos apertados, ela na realidade acaba por castigar os profissionais (que precisam de seus horários de folga para pesquisar, estudar, ou seja, continuar criativos).

Quem atua na área sabe que um prazo apertado é gerado mais pela falta de postura da empresa perante o cliente para negociar prazos, do que por falhas de quem trabalho na criação/execução dos materiais.

Como dissemos anteriormente, quem lucra com isto é o cliente (que acaba pagando menos pelo trabalho) e a empresa (que repassa seus prejuízos para o funcionário) (leia os tópicos I e II).

Veja bem, não estamos falando de TODAS as empresas que existem no mercado, mas daquelas que fazem da hora-extra um recurso usual e corriqueiro.

Mas por que existem más empresas que aceitam este tipo de situação e não lutam pelos seus funcionários?

A resposta pode ser a seguinte: fazer um trabalho com prazo curto, AGILIZA A ENTRADA DE DINHEIRO NO CAIXA DA EMPRESA (ao invés de 5 trabalhos por mês, faz 10).

Desta forma, a má empresa, que não sabe se impor perante o cliente e não sabe cobrar corretamente pelos serviços oferecidos, reduz seus prejuízos aumentando seu fluxo de trabalho.


E a desculpa dada para seus empregados é que este tipo de ação é feito para MANTER SEUS EMPREGOS.

Pense nisso.

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