segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

HORA EXTRA - O MELHOR (OU O PIOR) DOS DOIS MUNDOS - PARTE 1

Hoje em dia, em agências de propaganda e áreas afins, a hora extra transformou-se em piada.

Criou-se os BANCOS DE HORAS.

Você já se perguntou o porquê disto?

Vamos analisar um pouco:
1- O cliente vem com o velho choro, querendo reduzir o preço de tudo (menos do próprio produto, é claro);
2- A empresa, com medo de perder o cliente, não se impõe e não cobra os valores justos ( como taxa de urgência, refação, etc.). E desta forma, a empresa ACEITA O PREJUÍZO mas, de uma forma GROTESCA, o repassa para o funcionário.
3- O funcionário por sua vez, com medo de perder o emprego, aceita um FICTICIO BANCO DE HORAS, que fica acumulando até que o inferno esfrie, e nunca as tira (ou por que a empresa não pode dar a folga, POIS O DIA É INCONVENIENTE, ou por que finge que esquece).

Desta forma para a empresa e para o cliente, FICA O MELHOR DOS DOIS MUNDOS. Um que não paga o valor devido pelo trabalho, o outro que repassa os prejuízos para seus funcionários.


E para o funcionário, fica O PIOR DOS DOIS MUNDOS, pois toma todo o prejuízo desta história, trabalha a mais SEM GANHAR e ainda não pode reclamar, pois escuta baboseiras da empresa que diz: "é assim em todas a agências", ou "Em São Paulo trabalha-se varando a noite e ninguém reclama".

Então gente, ficam duas questões para pensar:

1-até quando seremos CORDEIROS a aceitar esta fantasia e a nos PROSTITUIR no mercado?

2-Vivemos em um mercado CAPITALISTA (graças a deus), onde o sucesso é geralmente medido pelo DINHEIRO que se ganha. Tapinha nas costas e elogios não são RECONHECIMENTO por um bom trabalho. São obrigação! O reconhecimento REAL no mercado em que vivemos, é o DINHEIRO. Portanto, fazer um bom trabalho e não GANHAR por isto, nos transforma em que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário