sexta-feira, 14 de agosto de 2009

SOBREVIVER, VIVER E PODER SE APOSENTAR.

Uma das principais perguntas que todo profissional (principalmente um freelancer) deve se fazer: QUANTO COBRAR pelos meus serviços?
E a resposta a esta pergunta depende de muitos fatores, como por exemplo, quantos anos de experiência você tem, qual a qualidade de seu trabalho, quais são os seus objetivos (viver ou sobreviver - falaremos disto mais adiante), como você quer passar suas horas livres, como será meu futuro quando se aposentar e assim por diante.

Você pode pensar que estou exagerando quando coloco lazer e aposentadoria, entre as questões a serem pensadas na hora de decidir o valor de seus serviços. Mas se VOCÊ não pensar nisso, quem vai pensar? SEU CLIENTE?????

Por isso, duas questões fundamentais que todos nós devemos analisar:

1- Trabalho para VIVER ou SOBREVIVER? Todos devemos ter em mente que o trabalho precisa ter como função primordial, proporcinar qualidade de vida.
Ou seja, o trabalho precisa nos dar a possibilidade de saírmos, passearmos, jantarmos fora (de vez em quando), de fazer o upgrade em nossos estudos e etc., caso contrário, cairemos na rotina profissional/pessoal e consequentemente no esquecimento (uma vez que para seu CLIENTE você tem a OBRIGAÇÃO de trazer sempre novidades).

2- Quem trabalha por conta como freelancer, precisa pensar sériamente no que fará para se aposentar. Mais que isso, precisa pensar em como se aposentar BEM.

Imagine a seguinte situação: Você deu duro a vida inteira, teve que aguentar todas as apurrinhações de nossa área, como cliente que pede 1 job e no final diz que só vai pagar se você fizer 2. Ou cliente que diz que o valor de seu serviço está muito alto e que tem um SOBRINHO que faz por um décimo do preço. Ou aquele cliente que, depois de fazer mil jobs com você, não paga seus serviços e ainda leva seus layouts para fazer em outro lugar onde não paga a criação pois "já tem os layouts prontos".
Imagine que, depois de tudo isso você ainda descobre que não pode se aposentar e vai precisar continuar a trabalhar até o final da vida pois NUNCA previu isto?

Pois é, pensando em tudo isto foi que desenvolvi este blog.

Por isso, não deixe de ler todos os assuntos abaixo e lembre-se: SE VOCÊ NÃO SOUBER QUANTO COBRAR PELO SEU TRABALHO, O UNICO QUE ESTÁ PERDENDO É VOCÊ MESMO!!!

Um comentário:

  1. Esse é o fator mais menosprezado. Pouquíssimos são os profissionais que percebem isso! Infelizmente!

    ResponderExcluir