segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A ARTE DE NEGOCIAR - Dicas úteis para o artista tratar com o comerciante.

Entre os vários sites e artigos que li, muitos ensinam e dão dicas importantes para negociar o valor de seu trabalho com o cliente.

Quem é Designer, Publicitário, profissional de 3D ou de uma área afim, geralmente tem um lado ARTÍSTICO mais destacado e um lado NEGOCIANTE nulo, quase ABAIXO DE ZERO. Por isto, muitas vezes não sabe negociar e se impor quando necessário e acaba tendo prejuízos.

Neste caso, precisamos encarar a NEGOCIAÇÃO como uma ARTE, ou seja, ter estratégias para cobrar o valor JUSTO pelos seus serviços e desta forma ainda satisfazer o cliente.

Abaixo seguem algumas dicas que selecionei dos principais sites/artigos que li:
1- Faça sempre um preço justo pelos seus serviços. Quem cobra demais tem mais chances de perder seu cliente para aquele que cobrou corretamente e MENOS.

2- Ao fazer a cotação de um trabalho para seu cliente, como é difícil estimar de forma correta a quantidade de horas que serão gastas em um projeto, coloque sempre uma margem de segurança de 10 ou 20% a mais no número de horas estimado inicialmente.

3- Por não encontrarmos uma TABELA DE PREÇOS adequada para FREELANCERS na área de 3D (ou qualquer outra área), uma forma justa de cobrar pelos seus serviços é através da estimativa de horas. E para isso você precisa saber QUANTO COBRAR pela sua hora de trabalho (veja como encontrar o valor de sua HORA em matéria mais abaixo).

4- Em toda negociação é importante você prever em seu PREÇO uma margem para o CHORO do cliente. Por isto, ache o valor do seu serviço e coloque 10% ou 15% a mais, que será justamente o valor máximo que você poderá dar de DESCONTO (sem ter perdas). Lembre-se: você está cobrando um valor justo pelo seu trabalho. Se der um desconto muito grande com a promessa de que virão mais jobs, você vai viver de quê? Quem irá pagar suas contas no final do mês? O cliente???
O próximo job você trata no próximo job. Isso se ele REALMENTE vier (o que nestes casos de negociação, quase nunca acontece).

5- Se o cliente continuar achando o trabalho muito caro, sugira uma solução que abaixe o tempo/complexidade do trabalho. Desta forma o job sairá mais barato para o cliente.
Trabalhando MENOS HORAS sem reduzir o VALOR DE SUA HORA de trabalho, você NÃO SE DESVALORIZA e o job ainda vai sair mais barato para o cliente. Além disso você ainda poderá dedicar o restante de suas horas em projetos de outros clientes. Ganha você e ganha o cliente.
Mas lembre-se, se você REDUZIR O VALOR DE SUA HORA ou ESTIMAR ERRADO o tempo de trabalho, ALÉM DE SE PREJUDICAR, VOCÊ ESTARÁ PREJUDICANDO O MERCADO.

6- Nunca faça um trabalho de graça (ou cobrando pouco). Desconfie das OPORTUNIDADES que certos clientes lhe oferecem.
Pois mesmo quando você faz o trabalho de graça, ALGUÉM está ganhando. E pior, ganhando em cima de SEU TRABALHO.

7- Não existe trabalho igual ao outro. Cada trabalho tem um nível diferente de desafio. Portanto antes de calcular o valor de um job, analise MUITO BEM tudo o que ele envolve.

8- Evite orçamentos dados em cima da hora (à queima-roupa). Como você precisa analisar o job para entender suas dificuldades, o orçamento dado na hora sai sempre errado. Por isso peça um prazo. Peça até o dia seguinte. Solicitação de prazos em cima da hora são uma estratégia de alguns clientes para confundi-lo e conseguir preços melhores.

9- Faça um contrato com prazos, datas de entrega e de pagamentos, e que contenha sempre seus direitos autorais (veja Guia do Ilustrador, pag. 30, item 4).

10 - Lembre-se, há projetos que não vale a pena pegar.: UM CLIENTE QUE NÃO PAGA SEUS CUSTOS BÁSICOS NÃO MERECE QUE VC PERCA SEU TEMPO COM ELE.

2 comentários:

  1. Gostei muito de suas dicas. Como cliente, busco o melhor preço sempre. Mas não desvalorizo o profissional pois, além do valor, existem outros pontos relevantes como a qualidade e o prazo.
    Como prestadora de serviços, procuro sempre enfatizar meus diferenciais e, com isso, conquistar a confiança do cliente.
    Meus parabéns pelo artigo!

    Towanda - SP

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  2. Meu caro, parabéns pelo excelente blog!
    Sou fotógrafo e toda a classe de criadores convive sempre com os problemas mostrados aqui.
    grande abraço

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