segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A EVOLUÇÃO DO MERCADO

Atuo há mais de 16 anos na área de comunicação e vi muitas mudanças acontecerem.

Estas mudanças podem nos ajudar a entender um pouco mais a cabeça de nossos clientes e a importância de um 3D bem feito ou de um BOM layout semi-finalizado.

Quando comecei, os layouts que enviávamos aos nossos clientes não passavam de desenhos bem elaborados, com o intuito de "ilustrar" o conceito da peça.

Com a chegada do computador, estes layouts começaram a tomar outro formato e outros tempos de criação.

O que em 1993 levavamos 1 ou 2 dias para fazer em forma de "ilustração", hoje demoramos 1 ou 2 horas e entregamos praticamente finalizado.

Hoje o cliente "perdeu" a capacidade de entender um layout "ilustrado" e só consegue entender uma peça quando a vê praticamente terminada, com fotos e tudo mais.

O mesmo acontece quando o cliente de um arquiteto quer ver o 3D de sua casa para poder entender o que será feito e como ficará o seu "grande investimento".

Os clientes hoje em dia não se satisfazem mais com traços e desenhos. Eles perderam em grande parte a capacidade de imaginar e querem tudo "mastigado".

Hoje em dia eles dizem:

-Em arquitetura: "Como ficaria se no lugar do sofá, colocassemos uma mesa".... "e se a parede branca recebesse um grafiato..."

-Em propaganda: "Não consigo visualizar a idéia da paisagem que vc quer me mostrar se eu não ver uma "FOTO EXATA" dela... ou "Eu sei que ainda não tive verba para tirar a foto daquele produto, mas eu SÓ APROVO o layout com a imagem já aplicada. E preciso ver ele até o final da tarde"... e assim vai.

Então, o que vemos é a crescente necessidade do cliente VER o produto praticamente acabado e a DESVALORIZAÇÃO que estes serviços vem alcançando devido a grande quantidade de mão de obra semi-qualificada disponível no mercado.

Isto por que a tendência de todas as pessoas hoje em dia é "SIMPLIFICAR O SERVIÇO ALHEIO".

Cansei de contar quantas vezes um cliente (externo ou interno), vem até mim e diz a seguinte frase:
-Você não pode fazer "rapidinho" este trabalho pra mim? É "SÓ MUDAR ESTA IMAGEM..."

E ai, lá se vão 3 ou 4 horas "SÓ PARA MUDAR A IMAGEM"...

Mal sabe o cliente que para fazer esta simples alteração, preciso mudar praticamente o layout inteiro.
Se for em 3D então, a sala vira quarto...rs
E se for em comunicação, o anúncio de chinelos vira anúncio de sapatos finos.

Ou as vezes o cliente até sabe disso, mas não nos diz na esperança que sejamos ingênuos e não cobremos pelo serviço prestado.

E como BONS CRIATIVOS, geralmente não fugimos a regra e realmente SOMOS INGÊNUOS. Acabamos não cobrando pelas 4h ou 2 dias a mais que estas "MUDANÇAZINHAS" acabam levando.

Sim, por que nesta altura esta 1 "mudançazinha" já se transformou em 10.

Contei toda esta história apenas para poder chegar em uma questão:

NUNCA FAÇAM "UM AGRADO" DANDO DE GRAÇA AQUILO QUE DEMANDA MUITO ESFORÇO PARA CRIAR.

ISTO FAZ COM QUE VC PERCA SEU PROFISSIONALISMO.

E NA MENTE DO CLIENTE, o que CUSTA POUCO, VALE POUCO.

Se vc vender BARATO OU DOAR seus serviços, o cliente achará que você é POUCO PROFISSIONAL ou não tem serviços de QUALIDADE.

Dai para aparecer outro fornecedor com MAIS LÁBIA, e que "DIZ" ter mais qualidade e sofisticação e TE TIRAR SEU CLIENTE, são 2 palitos.

LEMBRE-SE:
Cliente que vem querendo PAGAR POUCO, VAI EMBORA RÁPIDO quando acha quem faça por MENOS.

Este tipo de cliente não te trás lucro. Geralmente trás MUITA DOR DE CABEÇA e faz com que você perca TEMPO e a chance de CONQUISTAR MELHORES CLIENTES.

3 comentários:

  1. Muito boa sua colocação, acrescento ainda que todo profissional de marketing ultimamente anda entendento tudo de direção de arte, NUNCA fui questionado a respeito da efetividade de uma campanha, mas em relação a cor do layout...

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Sou estudante de Design e profissional 3D, e realmente se sabe muito pouco sobre como agir frente ao mercado nessa área. As pessoas ainda precisam amadurecer para o fato de que a nossa profissão é menos arte e mais planejamento. Muito bom o seu blog, todas as discussões colocadas são muito pertinentes, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo tenho 28 anos de Desenhista, 25 deles com Gráfica, 17 em Informática, para ter ideia usei Aldus PageMaker, Aldus Photoshop e Corel 3.0. Já estou perdendo a conta com que tenho que me adaptar. Lhe digo com franqueza que já não via uma observação tão sensata a tempos. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir